top of page


08 DE JULHO

O Arraiá da Esdi consistiu em uma segunda edição do evento Esdi Aberta #UERJresiste, que aconteceu em 12 de fevereiro. A festa teve como principal objetivo levantar recursos para escola – em especial para o Caixinha Esdi Aberta, dedicado a subsidiar o transporte e alimentação de alunos, professores e técnicos. No total, foram arrecadados aproximadamente R$4300,00.

 

No mesmo dia, Karl Heinz Bergmiller, designer alemão e um dos fundadores da Esdi,  conduziu um bate-papo sobre sua vida, sua obra e a gênese da ESDI.

"Essa é a quadrilha da nossa escola. Em meio a tanta coisa estranha, nisso tudo que vem nos espantando e assombrando a todos por aí, a gente escolhe todo dia continuar seguindo brincando. a universidade é pública, gratuita e de qualidade porque seguimos acreditando que vale a pena dedicar nossas vidas ao ensino e ao aprendizado nesses espaços que podem sempre ser mais vivos e mais abertos, como temos feito na Esdi e na UERJ, espaços que são de todos nós e que por isso ninguém toma. [...] Ontem fizemos a festa julina para comemorar que podemos e queremos estar juntos nessa escola e nessa universidade. Essa é a nossa quadrilha. E como se não bastasse, também ontem Karl Heinz Bergmiller esteve conosco, em uma aula memorável, contando sobre sua experiência no Brasil e na Esdi. Com muito carinho e bom humor, deu uma aula de vida e força, e falou também das nossas árvores, plantadas nos anos 1970. Hoje suas raízes se espalham por todos os lugares da escola, sacudindo as estruturas. Alguns acham que é preciso arrancá-las. Bergmiller nos lembrou que elas são o próprio tempo, e que precisamos delas conosco para seguir buscando o que somos. O que já somos e o que queremos ser nesse tempo de tanto espanto."

 

Zoy Anastassakis, diretora da Esdi.
Mensagem publicada via rede social.

Arraiá da Esdi e conversa com Karl Heinz Bergmiller

bottom of page