top of page

Evento Esdi Aberta #UERJresiste

12 DE FEVEREIRO

Na primeira Plenária Esdi, em 17 de janeiro, surgiu a ideia de se responder à crise por meio de uma abertura ainda maior da escola – "Querem fechar? Estamos abrindo!". Foi então realizado, em 12 de fevereiro, o Esdi Aberta #UERJresiste: um grande evento que convidou toda a sociedade a interagir com a Esdi, deixando evidente que a mesma permanecia viva. Entre palestras, homenagens, desconferências e shows, cerca de mil e quinhentas pessoas passaram pela escola.

Nesse dia, ficou evidente a intenção de renovação por meio do lançamento da nova marca e do novo website da escola; do relançamento da Associação de Professores, ex-alunos e Amigos da Esdi (AexDI);
e da reinauguração da entrada pela Rua do Passeio.
A abertura do novo portão, em especial, foi bastante simbólica: significou a abertura da escola em vários sentidos – urbano e geográfico, em contraste com o tímido portão anterior, mas também de resistência, ao responder uma suposta ameaça de fechamento com o abrir de portas ainda maiores e mais transparentes.

Além dos valores afetivo e político, o dia 12 de fevereiro gerou para a Esdi um lucro de R$27.500,00, entre arrecadações por meio da venda de produtos no bazar, de alimentos e de bebidas, e das doações como “ingresso” – na entrada, não era exigido o pagamento de um valor previamente estipulado, mas estimulada a contribuição consciente. Os recursos arrecadados foram utilizados posteriormente na compra de insumos diversos para as oficinas gráfica e de materiais; na Caixinha Esdi Aberta #UERJresiste, que subsidiou ao longo do ano o transporte daqueles que necessitavam de auxílio financeiro; e para o pagamento referente a dez meses de salário do Carlinhos, zelador da escola, demitido da UERJ junto a outros terceirizados por falta de pagamento por parte do governo às empresas contratadas.

Cartaz de divulgação do evento Esdi Aberta #UERJresiste.

Fonte: Núcleo Esdi Aberta #UERJresiste. Design: Fernando Chaves

ESDI ABERTA: reconstruindo o presente. 

Autoria: Ilana Paterman

bottom of page