top of page

27 E 28 DE OUTUBRO

 

A jornada “A Esdi nos (pre)ocupa” foi um evento organizado por Frederico Duarte, designer e curador da exposição "Como se pronuncia design em português: Brasil hoje", e promovido pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), em Portugal. O intuito da jornada era divulgar e discutir o legado da ESDI como instituição pioneira no ensino superior de design no Brasil, na América Latina e na língua portuguesa. Além disso, foram debatidos os desafios impostos à escola frente a crise da UERJ, problematizando o ensino do design no Brasil contemporâneo.

"Fundada em 1962, a Escola Superior de Desenho Industrial é a mais antiga instituição de ensino superior de design do Brasil, da América Latina e da língua portuguesa. A sua importância para o ensino e sobretudo para a prática e o discurso do design no Brasil fazem da Esdi uma instituição incontornável no passado e indispensável para o futuro do design em português. O seu presente está porém sob ameaça. O governo do Estado do Rio de Janeiro, atualmente em crise política e económica, há meses que deixou de pagar (ou paga com atraso) salários, bolsas de estudo e custos de manutenção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), à qual a Esdi pertence. Não obstante, em fevereiro passado, com o evento Esdi Aberta #uerjresiste, professores, alunos e ex-alunos iniciaram um movimento que busca desenvolver uma série de ações para manter a escola aberta e ocupada. Honramos aqui a sua a coragem e dedicação."

Legenda da homenagem prestada à Esdi na exposição
"Como se pronuncia design em português: Brasil hoje"
.

 

O primeiro dia de atividades se deu na FBAUL. Zoy Anastassakis e Marcos Martins, diretora e vice-diretor da Esdi, fizeram uma apresentação da história da escola e do momento de crise que a mesma atravessa. Ao longo do evento, o debate sobre o ensino de design na Esdi e no Brasil foi corroborado pelas falas da aluna de mestrado Juliana Paolucci, do aluno de graduação Gabriel Borges e dos ex-alunos Jonathan Nunes e Raquel Noronha. Como comentadores de cada uma das palestras estavam professores, ex-alunos e estudantes do curso de design de comunicação da FBAUL. Na plateia, além de alunos e professores da escola portuguesa, estiveram presentes alguns ex-alunos da Esdi residentes em Lisboa.

 

No segundo dia foi relizada uma visita guiada à exposição "Como se pronuncia design em português: Brasil hoje", na qual a Esdi exibiu o movimento Esdi Aberta. A mostra esteve em cartaz de 23 de setembro a 31 de dezembro de 2017, e foi promovida pelo Museu do Design e da Moda (MUDE). Em seguida, fechando a jornada, foi realizado um bate-papo sobre a exposição moderado por Carla Paoliello, arquiteta e designer brasileira, doutoranda em design na FBAUL.

Jornada A Esdi nos (pre)ocupa - Lisboa, Portugal

Cartaz de divulgação da jornada “A Esdi nos (pre)ocupa”.
Fonte: Frederico Duarte. Design: Leonardo Silva & Mané.

Imagem de divulgação da exposição "Como se pronuncia design em português: Brasil hoje" veiculada em redes sociais.
Fonte: Página do evento em rede social. Design: Estúdio Joana & Mariana.

bottom of page